Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente" [ Chico Xavier ]


sábado, 12 de setembro de 2015

Quinta feira 13° dia sem carbos


Eis-me aqui vivinha da silva e sem carboidratos. Sinto-me mais leve, o intestino esta com pontualidade britânica, a compulsão de comer toda hora já não existe e estou retomando o gosto por cozinhar, coisa que tinha perdido não sei a quanto tempo.

Recomendo a quem estiver cansada de ser escrava da fome a experimentar por 14 dias a dieta low carb - páleo. Quando voce olhar no relogio e se passaram 4 horas e apesar de sentir uma fome leve seu estomago não está feito um zumbi assassino, comendo tudo o que aparece, você vai entender o que eu estou falando.

Conhecimento é essencial e recomendo demais o Blog do Dr. J.C.Souto. Nele existe a explicação cientifica para o que acontece com nosso metabolismo quando deixamos de ingerir carboidratos. É bem simples. Vou tentar explicar da maneira que entendi. Levem em consideração que minha área é jurídica, não médica. 


Então, ingerindo carboidratos nosso corpo segue uma regra de quebrar ele em primeiro lugar para a nutrição e então produz enzimas pra essa quebra. Por ser um nutriente de facil absorção, a química do nosso corpo disponibiliza essas enzimas comedoras de carbos com muita rapidez e a gordura por ser de difícil absorção, vai sendo acumulada para um momento em que não houver disposição de carbos no organismo. Como não deixamos de comer carbos, a gordura continua sendo estocada e vamos engordando.

A partir do momento que não ingerimos carbos, o corpo se ver obrigado a produzir as enzimas necessárias para quebra a gordura e se nutrir. Com essas enzimas no organismo o corpo para de acumular gordura e começa a gastá-la, utilizá-las como fonte de energia é o chamado estado cetogênico.


O que comi na quinta-feira?

6:30 queijo derretido na manteiga, café com adoçante
12:00 carne de porco com salada de alface, tomate, espinafre.
16:00 01 cs de requeijão
18:30 pãozinho de queijo, (receita da Paty Ayres no site do Dr. Souto) e suco de limão com adoçante.


Vou colacionar abaixo um dos post do DR JC Souto e convido a todos que desejam mudar de vida e ficar de bem consigo mesmo a ler o Blog dele Dieta low-carb e Páleo.

Os estudos científicos confirmam a eficácia de cortar carboidratos

A grande popularidade de várias dietas low carb (Atkins, South Beach, etc), bem como de best sellers como "Protein Power" (livo excelente, aliás), já nos dá uma dica que tais dietas são eficazes. No entanto, tenho a pretensão de que este blog tenha um cunho científico, de modo que a "popularidade" da dieta não será nosso critério. Vamos então analisar o que a literatura médica nos diz a respeito de 2 aspectos-chave:



1) A dieta low-carb/paleo é eficaz para perda de peso?
2) A dieta low-carb/paleo é segura do ponto de vista de saúde cardiovascular?



A resposta à primeira questão é um inequívoco SIM. Em todos os estudos nos quais uma dieta de restrição de carboidratos, isto é, restrição de açúcar e amido (farinha e derivados como pão e massa, além de batatas e arroz) foi comparada com outras dietas, o resultado foi sempre favorável à restrição de carboidratos.

Você não precisa acreditar no que eu digo. Eis uma lista de 18 estudos da melhor qualidade (prospectivos, randomizados). Em TODOS a restrição de carboidratos foi a melhor abordagem (lista compilada pelo Dr. Andreas Eenfeldt em seu excelente blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É necessário que se tenha em mente a liberdade de expressão com responsabilidade, afinal, todos gostamos de ser tratados com respeito. :)