Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente" [ Chico Xavier ]


sábado, 4 de julho de 2015

PÃO DE QUEIJO: AMOR NEFASTO!



Sou fissurada no tal do pão de queijo. Eu troco qualquer delicia de padaria por um pãozinho fofinho de queijo, bem quentinho. Mas, amor demais também faz mal. Infelizmente não é um alimento campeão de benefícios, ao contrário, é um verdadeiro lobo disfarçado de cordeirinho.

Não vou deixar de comer essa delicia maldita, mas, comer sem exagero. Nada de comer feito pipoca e fazer dele seu prato principal do dia.

Como tudo na vida, se for consumido em excesso pode desencadear uma série de problemas.

A função é informar. Cada um come como quiser, mas consciente dos riscos.

A composição do pão de queijo

O pão de queijo é feito com polvilho azedo, um tipo de amido de mandioca. Isto quer dizer que boa parte do pão de queijo é feito de carboidrato simples, cheio de calorias. No caso do pão de queijo, isto fica ainda mais complicado porque são calorias vazias, ou seja, não há nenhum nutriente nesse amido. Mas nem só de carboidrato vive o pão de queijo.

O pão de queijo engorda porque também tem muitas gorduras vindas do queijo e também da sua massa que geralmente leva óleo. Por fim, o pão de queijo possui também proteína, mas em menor quantidade do que os carboidratos e gorduras. Há algumas poucas vitaminas em quantidades insignificantes, mas há abundância em sódio, o que é fácil de deduzir já que o pão de queijo é relativamente salgado.

Existe uma coisa, no entanto, que faz do pão de queijo uma opção não tão ruim: ele não é frito, é assado. Isto quer dizer que ele não tem a gordura de imersão, que acontece quando o alimento é mergulhado na gordura, aumentando o teor calórico muito rapidamente. Isso faz com que o pão de queijo dispare na frente de outros tipos de salgados bem mais gordurosos e, dependendo do caso, faz dele uma possível opção para incluir no seu cardápio.
Como incluir o pão de queijo em um plano de emagrecimento

Apesar do fato de que o pão de queijo engorda, é possível inclui-lo na sua rotina independentemente se seu objetivo é manter a forma ou emagrecer.

A primeira coisa que você precisa considerar é o tipo de plano alimentar que você faz.

Se você faz algum sistema de reeducação alimentar, você precisa estar ciente da quantidade de calorias de cada pão de queijo. As calorias em uma só unidade de pão de queijo vão desde 60 até 210, ou mesmo mais. Tudo depende do tamanho do pão de queijo e do que ele contém. Às vezes é possível adicionar requeijão ou cheddar ou outro tipo de queijo ao pão de queijo tradicional. Obviamente que nestes casos as calorias também aumentam. Se você comprar um pacote congelado, leia o rótulo para saber quantas calorias cada unidade tem. Algumas casas de lanches como a Casa do Pão de Queijo disponibiliza uma tabela detalhada com as calorias de cada produto. Então é só inclui-las dentro da sua cota diária de calorias, mas sem retirar outros alimentos que sejam mais nutritivos (comer só pão de queijo no café da manhã, depois só pão de queijo no lanche etc.)

Se você faz algum plano amplo como a dieta das notas, dieta dos pontos e Vigilantes do Peso que são tipos de reeducação alimentar, mas não contam calorias, você precisa saber quantos pontos/notas o pão do queijo tem no seu plano. Não adianta ir no olhômetro e achar que X calorias são mais ou menos equivalentes a X notas/pontos. Você tem que saber a quantidade certa, senão você engorda.

Nas dietas de restrição de carboidrato, você precisa saber se está em uma fase que pode comer ou não. A dieta Dukan, por exemplo, não permite o pão de queijo, mas possui um substituto feito com leite em pó, ao invés de polvilho, e queijo de minas light.

A segunda coisa a se considerar é o tipo de pão de queijo. Algumas dicas na hora da escolha:
Fique sempre com o pão de queijo tradicional tamanho coquetel. Já dá para aproveitar bem sem se encher de calorias;
Se puder, faça você mesmo o pão, porque aí você terá controle absoluto das calorias que vão nele, você pode inclusive pesquisar por receitas light;
Cuidado com as versões light industrializadas: muitas delas têm apenas diferença no sódio e pouquíssima diferença na gordura;
Pão de queijo com fibras: é uma ótima opção para seu cardápio, já que as fibras ajudam o intestino e deixam você saciado por mais tempo. Há várias receitas: existe pão com quinoa, farelo de aveia, pão feito com batata doce etc.;
O pão de queijo Dukan é uma ótima opção para quem faz dieta de restrição de carboidrato.
Quem pode e quem não pode comer o pão de queijo?

A questão que o pão de queijo engorda não é só o que vale quando pensarmos em inclui-lo no cardápio. Algumas pessoas podem não comê-los por outras questões de saúde.

Quem precisa controlar o triglicerídeo deve deixar de lado o pão de queijo. O pão de queijo contém gordura e carboidrato simples, o que eleva consideravelmente o triglicérides.

Por esta mesma razão, o pão de queijo possui um índice glicêmico altíssimo, ou seja, ele aumenta muito os níveis de glicose no sangue. Portanto, diabéticos devem ter muito cuidado com o consumo do pão de queijo.

Quem tem problema de pressão alta também deve repensar o consumo do pão de queijo. Ele é riquíssimo em sódio. As versões congeladas costumam ter mais sódio ainda. Considere você mesmo preparar o pão de queijo, porque então terá controle da quantidade de sal que vai incluir e do tipo de queijo que vai usar.
Consuma com moderação

Como todos os outros alimentos, você deve consumir o pão de queijo com moderação. Pensado bem em como e quando você vai incluir o pão de queijo, ele pode colorir mais sua dieta e o que é melhor: sem engordar.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É necessário que se tenha em mente a liberdade de expressão com responsabilidade, afinal, todos gostamos de ser tratados com respeito. :)